Normas | Destinação Adequada

Destinar corretamente pneus inservíveis, em cumprimento as regras Legislativas

Empresa de Utilidade Pública, a Renndel Ambiental é um Ecoponto Nacional para recebimento de pneus inserviveis, localizada no estado do Rio de Janeiro. A destinação adequada de pneus inservíveis é um compromisso levado a sério. Veja como destinar os pneus em nossa Indústria.

Compartilhe com amigos

Reciclagem do Pneu inservível

O aumento dos níveis de consumo, o progresso econômico, o desenvolvimento industrial  têm resultado em crescente geração de resíduos de diversas naturezas e características.  Dentro desse cenário, merece atenção o descarte de pneus inservíveis no país, haja vista que, segundo dados atuais do Relatório de Pneumáticos do IBAMA, o Brasil produziu, em 2018, 68.719.334 de pneus (CONAMA, 2019).

.É de fundamental importância a atuação do poder público, em conjunto com a sociedade e as empresas, a fim de propor estratégias de prevenção à degradação ambiental provocada pelo descarte inadequado de pneus inservíveis.
O poder público para regulamentar a destinação ambientalmente adequada dos pneus inservíveis, merece atenção, dentre outras, duas principais normativas nacionais:

RESOLUÇÃO nº 416, DE 30 DE SETEMBRO DE 2009 

Dispõe sobre a prevenção à degradação ambiental causada por pneus inservíveis e sua destinação ambientalmente adequada, e dá outras providências. 

LEI Nº 12.305, de 02 de AGOSTO de 2010

Dispõe sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos